fbpx

Segurança nas férias: saiba como manter a casa protegida

Estamos na época de férias e diversão e é justamente neste período que muitos assaltantes resolvem agir. Por isso, é preciso ter alguns cuidados para manter a casa protegida enquanto a família está fora. A preocupação com a segurança do seu patrimônio deve ser constante. O estabelecimento de hábitos que previnam situações indesejáveis, como a manutenção correta do imóvel e a aplicação de dispositivos que ajudem a impedir o acesso de pessoas não autorizadas — entre eles, os criminosos — é uma prática recomendada pelos especialistas. Mas além de fazer isso ao longo do ano, é importante manter na sua casa ou escritório o mesmo nível de segurança nas férias. Como fazer isso para evitar preocupações numa das épocas mais esperadas do ano? Simples: investindo em tecnologia e adotando boas práticas de conduta. Listamos dicas importantes de segurança nas férias para você aproveitar sem preocupações. Veja como se prevenir e deixar sua residência segura para não ter sustos nem surpresas desagradáveis quando retornar.

Checklist para garantir a segurança nas férias

Antes de viajar, é preciso tomar certas providências para garantir a segurança nas férias. Algumas recomendações de especialistas em segurança e da Polícia Militar podem te ajudar a evitar roubos e invasões:

  • Tranque as portas, janelas e portões – por mais simples e óbvio que pareça, muitas vezes os moradores esquecem de conferir os acessos externos. Uma dica é não colocar cadeados do lado de fora do portão, pois essa é uma demonstração de que os moradores não estão em casa. E para reforçar a segurança, você também pode trancar as portas internas e dificultar a circulação em caso de invasão.
  • Peça para seu vizinho, porteiro ou síndico recolher a correspondência – é importante evitar dar sinais de que a casa está desocupada. Também é possível pedir a suspensão temporária da entrega.
  • Não deixe luzes acesas – ao contrário do que se imagina, deixar as luzes acesas não é uma boa ideia. Se alguém passar no local e notar que a iluminação está acesa por noites e dias, poderá notar a ausência de pessoas.
  • Desligue a campainha – sem o ruído da campainha, não se sabe se é defeito ou se a casa está realmente vazia.
  • Deixe uma chave com alguém de (absoluta) confiança – assim é possível verificar se está tudo em ordem com a casa de tempos em tempos. Nunca deixe as chaves embaixo do tapete da entrada ou em vasos próximos à porta.
  • Avise porteiros e seguranças da viagem – é importante que eles saibam da viagem e não permitam nenhuma visita (a não ser algum nome de confiança que você tenha passado a eles) ou prestação de serviço no período.
  • Não comente sobre sua viagem com estranhos – não corra o risco de que a notícia se espalhe e qualquer pessoa fique sabendo que a casa estará vazia.
  • Transfira valores para um cofre bancário – se tiver um cofre com dinheiro, jóias ou outros valores em casa é preferível que os transfira para um cofre de banco.
  • Faça teste com equipamentos de segurança – se sua casa contar com alarmes sonoros ou luminosos, faça testes periodicamente, avisando seus vizinhos de confiança sobre o equipamento. Desta forma eles ficarão atentos durante sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *