O impacto das mudanças mundiais na sua vida com a Sociedade 5.0

Por Wallace Rodrigues Wanderley

As vidas de todos os habitantes do mundo esta constantemente em mudança por motivos diversos e a tecnologia está muitas vezes diretamente ligada a essas mudanças.

Estamos presenciando evoluções acontecendo de forma vertiginosa. Seja na indústria, na ciência, na robótica, no trafego de dados, nas celulares e na economia. 

Tudo isso remete a desafios econômicos para os países no sentido de investir em educação, pesquisa, e desenvolvimento de meios para dominar os essas novas tendências tecnológicas para se tornar mais competitivos nas varias áreas de atuação.

São exemplos disso a Indústria 4.0, uma iniciativa da Alemanha iniciada em 2011 para modernizar todo o ecossistema das indústrias de forma pioneira e assim possibilitar ganhos de escala, economia na produção e, por conseguinte ser mais competitivos mundialmente. 

Os Estados Unidos por sua vez, através da iniciativa de indústrias, fabricantes de tecnologia e centros de pesquisa desenvolveram e transformaram em padrão um tipo de internet para as indústrias que evoluiu para o que conhecemos hoje com IoT (Internet das Coisas). Objetivando mais uma vez a competitividade e escalabilidade. Hoje IoT está bastante difundido e as possibilidades extrapolaram as barreiras da indústria e estão em muitos outros seguimentos.

O impacto de toda essa tecnologia na sociedade é incrivelmente alto, considerando a conectividade, abertura e globalização das informações, a inclusão digital, inovação direcionada pelos dados circulando no mundo.

Em 2016 o Japão lançou a iniciativa Sociedade 5.0.
Baseado nas premissas do 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia (2016-2020), com pilares focados na preparação da indústria e sociedade para o futuro para enfrentar os desafios econômicos e sociais desenvolvendo e aprimorando os fundamentos base para o plano.
Neste âmbito com foco no individuo, foram desenvolvidas as iniciativas para identificar pessoas que agem com base no conhecimento, observacionais e com habilidades de liderança para gerar continuamente ativos de conhecimento com excelência e diversificados.
É primordial que se leve em consideração a aceitação social da “diferença”,  co-criação em todos os aspectos para além dos quadros de conhecimento existentes com debates e abordagens de cadeias de valor e investimentos em tecnologias que forneçam plataformas uniformes, comuns e abertas.
Todo esse conhecimento utiliza como plataforma todas as tecnologias disponíveis para materializar e dar consistência a Sociedade 5.0.

Na ilustração abaixo está descrita a evolução da sociedade como conhecemos hoje até a sociedade 5.0

Fonte: Foreign Press Center Japan (FPCJ)

Sociedade 1.0 – Sociedade de Caça e Recolhimento (Simbiose com a natureza – Sustentabilidade)
Sociedade 2.0 – Sociedade Agrícola (Organização, nações, estados – Inclusão)
Sociedade 3.0 – Sociedade Industrial (Dominando a energia, produção em massa – Eficiência)
Sociedade 4.0  – Sociedade da informação (Ativos intangíveis, rede, valor agregado – Poder do intelecto)
Sociedade 5.0 – Uso total de tecnologia, com pessoas no foco.

Em outras palavras, o Japão almeja chegar em uma Sociedade Super Inteligente.
Uma sociedade onde a convivência e desenvolvimento da tecnologia permita que os bens e serviços necessários são fornecidos às pessoas que precisam deles no momento certo e nas quantidades certas, independentemente da idade, sexo, localização, idioma ou outras limitações, para um estilo de vida confortável e satisfatório onde todos possam receber serviços de qualidade.
Assim, a coexistência entre pessoas e robôs / AI, serviços feitos sob encomenda (individualizados e personalizados),  eliminação da desigualdade de serviços gerando o aumento de oportunidades para “game changers”.

Evolução, pessoas como o foco central, participação de todos com valores principais na sustentabilidade, inclusão, eficiência e empoderamento do intelecto utilizado para o impacto social e melhoria de vida.

É exatamente isso que eu espero da tecnologia. Otimização da tecnologia em prol do bem estar e da melhora na qualidade de vida da humanidade. Torço para que esse seja uma realidade o quanto antes.

Quer saber mais? Abaixo alguns eventos sobre esse tema abrangente.
https://eventostech.com.br/index.php/event/sociedade-5-0/
http://etcbrasil.com/sociedade/

Até a breve!!!

Mais uma opinião

Por Wallace Rodrigues Wanderley 

Especialista no mercado TIC, no desenvolvimento de modelos e estratégias de negócios em telecomunicações, FTTH, infraestrutura de TI e CFTV. Engenheiro de Telecom/Inatel.
Business Manager | Negócios
linkedin.com/in/wallacerw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *