Lançamento da PPW – Packaging & Process Week 2020 – Feira Internacional de Tecnologia e Processos para a Indústria de Embalagens

A Revista Tecnologia 360 esteve presente no dia 1 de outubro de 2019, no lançamento da Feira Internacional de Tecnologia e Processos para a Indústria de Embalagens, a PPW – Packaging & Process Week 2020. A PPW 2020 chega com a promessa de ser um dos maiores eventos da América Latina de tecnologia, com apoio de alguns países europeus, para os diversos mercados que fabricam ou utilizam embalagens. A realização da PPW será da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com a promoção da maior empresa do segmento de eventos brasileira, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, com mais de sessenta anos de experiência tendo como portifólio eventos como: Salão do Automóvel, Salão Duas Rodas, Bienal do Livro, Feicon Batmat, Automec, Feiplastic entre tantas outras.

A PPW surgiu da necessidade de um evento completo, tendo a preocupação de trazer a inovação e tecnologia do setor a cada 2 anos, dos Fabricantes e Fornecedores de Máquinas & Dispositivos, Equipamentos & Componentes, Processos & Automação e Serviços para todas as indústrias que consomem, transformam e produzem embalagens e seus derivados. 

Ricardo Cilento, Diretor Conselheiro da Abimaq

Segundo Ricardo Cilento, Diretor Conselheiro da Abimaq, os melhores negócios com compradores nacionais e internacionais acontecerão na PPW. “Esperamos atender um segmento de mercado que esta em aberto, onde a PPW tem por objetivo atender o mercado que também embala os produtos. Em torno de 98% dos produtos no mercado brasileiro são embalados em todos os nichos. Os grandes volumes do mercados são higiene, limpeza, alimentos e bebidas, tendo uma participação exponencial na inovação e tecnologia de máquinas de embalagens.” afirma. Segundo Ricardo Cilento, o mercado brasileiro vem abrindo suas fronteiras para fabricantes de máquinas do exterior, onde a política comercial brasileira esta consolidada para os próximos quatro anos, apenas não esta efetivada, e a Abimaq perante ao mercado de embalagens já se prepara para essa nova realidade, esperando uma grande competição. “Segundo os dados recentes da Abimaq, mais de 60% do faturamento da indústria de máquinas é destinada à exportação, concentrada na América do Sul” comenta. Para Ricardo Cilento, o grande diferencial do mercado nacional para outros mercados, como o asiático, em especial o mercado chinês, é o tipo de serviço prestado aliado a questão humana com a tecnologia. “O cliente compra o equipamento de alta tecnologia com os serviços, ou seja, com uma estrutura de engenharia e manutenção próxima a planta fabril. Esse é o grande diferencial de aproximação do fabricante com o mercado nacional e do Mercosul”. A PPW ainda terá a participação como convidada a VDMA – Associação Alemã de Fabricação de Máquinas e Instalações Industriais, entre outras.

O grandes pilares da PPW para 2020 serão gerar conteúdos, experiências e negócios. O evento acontecerá na São Paulo Expo, escolhido estrategicamente pela localização e serviços oferecidos, com uma perspectivas de ter mais de 300 expositores, rodadas de negócios, espaços de experiências para mais de 20.000 visitantes. A PPW está voltada para convertedores, envasadores e indústrias que atuam nos segmentos: Alimentício, Automotivo, Bebidas, Construção Civil, Cosméticos, Eletrônico, Eletrodomésticos, Informática, Farmacêutico, Frigoríficos, Gráfico, Higiene e Limpeza, Hortifrúti, Metalúrgico, Moveleiro, Plástico, Químico, Tabaco, Têxtil e Outras.

Julio Romanelli, Gerente de Produtos da Reed Exhibitions Alcantara Machado

Inovar e preparar o mercado de negócios de embalagens com apoio da tecnologia será o desafio da PPW. Para Julio Romanelli, Gerente de Produtos da Reed Exhibitions Alcantara Machado, o grande momento da PPW será trazer para o visitante toda a tecnologia e equipamentos, tendo a experiência e conhecimento da concepção da embalagem por si só, visualizando a cadeia completa: a máquina, a embalagem até o final da produção, que é a paletização. “A pauta da PPW será muito no que o mercado tem debatido: sustentabilidade, logística reversa e todos os equipamentos de tecnologia que giram em torno desse nicho” ressalta Romanelli. Inovando e criando possibilidades de negócios, na PPW o visitante terá acesso a “Agenda de Negócios”, uma série de ferramentas para conectar os compradores com as empresas expositoras. Assim, o visitante consegue realizar uma programação prévia a visita para realizar um efetivo negócio na PPW, denominada Match Making – conectar os interesses do comprar ao vendedor . ” O papel da Reed é organizar e preparar o processo ágil e fácil, com alta tecnologia, para um fechamento de negócios efetivos. Trazemos para a PPW nossa expertise de outros eventos, com um foco em dados relevantes voltados a informação. Com isso, conseguimos trazer para a primeira edição da PPW uma ferramenta consolidada e com cases de sucesso” relata Romanelli.

Serviço

A PPW acontecerá de 15 a 18 de setembro de 2020, no São Paulo Expo – SP. Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5. Informações no site: http://ppwfeira.com.br

Por Henrique Rossi, Editor RT360
Fotos: Pedro Semedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *