Importância do Funil de Vendas

Por Marcel Spadoto

Vender não é nada fácil, mas não é impossível, geralmente começo com essa frase, nos meus treinamentos, workshops ou palestras sobre vendas.

Existe uma complexidade no processo de vendas, muitos detalhes são importantes, mas a administração do funil de vendas vai colaborar muito para a eficácia em vendas.

O processo de vendas não pode ser tratado com superficialidade, temos que empenhar muita energia durante todas as etapas, para lograrmos êxito nessa empreitada, para o sucesso da empresa como um todo.

O funil de vendas serve para separarmos cada etapa da venda, e poder administrar cada uma da forma mais assertiva possível.

Podendo ser chamado de pipeline, também, o funil de vendas mostra toda a jornada do cliente, desde o primeiro momento (primeiro contato com a marca e/ou com vendas ou marketing), até o fechamento do negócio.

As etapas do funil, não são fixas e, também, não existe um número mágico de etapas, cada empresa pode e deve ter sua particularidade nesse ponto, aqui vamos, didaticamente, dividir em 3 etapas, para facilitar o entendimento, sejam elas: a entrada, o meio e saída do funil.

Em cada uma das etapas, temos suas características, necessidades e gatilhos que podemos usar e explorar.

Vamos detalhar cada uma das etapas, para um melhor entendimento dessa estratégia vital para o negócio.

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Entrada do funil

Nessa etapa, temos os primeiros contatos do cliente ou futuro cliente com a nossa empresa, seja por um anúncio, recomendação, busca na internet, prospecção de vendas, inteiração com algum conteúdo etc. O portfólio de produtos/serviços/soluções, atende alguma necessidade, problema ou desejo dos clientes ou futuros clientes, de alguma forma impactamos alguém e ele deve percorrer as etapas do funil, assim temos um lead. 

Meio do funil

Chegando nessa etapa, temos que começar a nutrir e qualificar os leads. Vamos mostrar e justificar como podemos resolver os problemas e necessidades, e entregar os desejos desse lead. 

Saída de funil

Nos aproximamos do momento do fechamento do negócio, já qualificamos o lead e já sabemos como poderemos atender o cliente ou futuro cliente. Nessa etapa precisamos de uma excelente estratégia e agressividade em vendas, mas com muita inteligência emocional. 

Após implementar a metodologia do funil de vendas, passamos para a administração das etapas e gerenciar as conversões de cada etapa.

Existem ferramentas sensacionais no mercado para suportar toda a metodologia e estratégia do funil de vendas.

Sua empresa necessita dessa metodologia, por mais simples, que possa ser o processo de vendas. A experiência mostra que ao implantar a performance de dos vendedores melhora de forma significativa.

Pense nisso e muita prosperidade para você e a sua empresa!

Bons negócios!

Marcel Spadoto
Consultor, mentor, palestrante e especialista em pessoas, vendas, gestão e networking. Diretor da iBluezone e Spadoto Consultoria
linkedin.com/in/spadoto

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