ENTREVISTA: Luiz Schimitd do ITESCS

RT360: Quem é o Luiz Schimitd e como chegou ao profissional que é hoje?

Schimitd: Luiz Schimitd é um cara extremamente criativo que teve uma infância com muitas privações mas sempre teve o sonho de ser “importante”. Sabia que não veio neste mundo à passeio e teria que deixar um legado. Percebeu logo cedo que o estudo seria a única forma que faria com que ele mudasse de vida, e partiu para estudar.  Passou no colégio técnico ETEGV (Escola técnica Estadual Getúlio Vargas), onde aprendeu telecomunicações. Logo no início do curso, começou a trabalhar numa multinacional francesa, onde iniciou sua carreira técnica. Nesta empresa, conheceu pessoas que fizeram a diferença em sua vida, aprendeu muito e entendeu que seu caminho era do empreendedorismo. Cursou Admiração de Empresas, com ênfase em marketing, na mesma época. Saiu da empresa em 2009 para empreender em seu negócio de software, que durou 3 anos, quando migrou para ajudar seu pai na empresa de prestação de serviços dele. Nesta etapa inicial, cuidou do marketing da empresa, aplicou seus conhecimentos de publicidade e marketing aprendidos na universidade, onde foi entender o mundo da prestação de serviços, até então desconhecido. Após entender o processo, estudou MBA de Gestão de Processos na FGV, aprendendo a mapear processos administrativos e reconhecer os indicadores de desempenho. Aplicou seus conhecimentos na empresa ajudando muito no desempenho da empresa durante a crise. Depois deste período focou nas tecnologias que estariam dominando a cena atual (automação, controle de acesso, etc.) e, desde então, se dedica ao empreendedorismo juntamente com seu pai e madrasta, focado em unir tecnologia, inovação e Empreendedorismo.

RT360: Como você se define como um empreendedor de tecnologia?

Schimitd: Me acho um NERD! Sou curioso, apaixonado por tecnologia e gosto de ver como as coisas funcionam, por isso, sempre que aparece um novo projeto me animo para pensar na melhor solução e qual a coisa mais inovadora consigo aplicar.

RT360: Como você chegou ao ITESC, Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul, e o que faz o Instituto?

Schimitd: Acompanho o ITESCS desde 2015, quando na antiga gestão, do Benício Filho, participei ajudando e conhecendo o mercado. Inicialmente participava para estar mais próximo da inovação na minha área. Na saída do Benício, me candidatei à presidência e consegui assumir o cargo na gestão 2018/19. O Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul, é um Hub que conecta empreendedores, Tecnologia e Inovação. Buscamos trazer assuntos modernos ao conhecimento dos empreendedores do ABC. Somos um dos poucos institutos privados, sem fins lucrativos, que fomenta o empreendedorismo e acredita que através deste trabalho conseguiremos trazer mais oportunidades para a região do Grande ABC.

RT360: O que trouxe da sua vida profissional para sua gestão ao ITESC?

Schimitd: Consegui trazer uma visão estratégica que sempre tive. Olhando o movimento do mercado e a visão de marketing, com conteúdo para a população com diversos grupos que temos atualmente, ajudando a formar autoridades de conteúdo. Também trouxe a gestão de pessoas que aprendi e aprendo em minha empresa, tratando as pessoas com delicadeza e cuidado com orientação à servir.

RT360: Quais as oportunidade de negócios e tecnologia os associados ao ITESCS esperam ou fomentam?

Schimitd: Fomentamos projetos tecnológicos inovadores que necessitam de know how especializado, e contamos com vários associados de alta tecnologia. Criamos e organizamos eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo, além de uma vasta gama de serviços educacionais como Palestras, workshops, consultorias, hackathons entre outros.

RT360: Qual seria o perfil ideal de um empreendedor de tecnologia?

Schimitd: Difícil falar, pois o mundo já não é mais o que era quando eu comecei à escrever este texto. Acredito que como dizem as previsões de Yurval Harari e Gartner, o empreendedor deve ser um grande pesquisador, conector de pessoas, flexível e criativo. Acredito que tanto na tecnologia quando nas demais áreas esse perfil deve seguir o padrão.

RT360: Você acha que todo empreendedor deveria se tornar um digital influencer?

Schimitd: Não sei se digital influencer seria a palavra certa, mas que todo mundo que empreende deveria compartilhar parte de seus conhecimentos na internet, ajudando seu potencial cliente com informações que lhes poderão ser úteis. Isso fará com que eles lembrem-se de sua empresa, sem contar a relevância do Google por conta de conteúdos claro.

RT360: O empreendedor de hoje precisa de mais ferramentas de tecnologia ou comportamentos de negócios?

Schimitd: Eu não separaria as duas coisas. Tecnologia assim como inovação devem fazer parte estratégica do negócio e não ser apenas uma ferramenta, ser um diferencial competitivo. Por isso, eu complementaria que devemos ter um “comportamento tecnológico para negócios”. Claro que a questão emocional e comportamental são importantes e serão ainda mais a cada dia. Empreendedor deve conhecer a si mesmo, para entender melhor seus clientes e, por consequência, entender qual problema realmente resolve.

RT360: Nos últimos anos ocorre um crescimento exponencial de empreendedores em todo mundo, no Brasil e em especialmente no ABC Paulista, há uma percepção positiva de grandes negócios para micro e pequenos empreendedores se formalizando. Como o ITESC analisa esse crescimento em relação a capacitação física e de conteúdo para um cenário futuro?

Schimitd: Nos últimos 4 anos, o ITESCS tem debatido muito sobre Startups no ABC. Na minha gestão trouxemos esse cenário mais próximo, ajudando a formar o ecossistema ABCValley, por que isso? Porque entendemos que nossa região é bastante industrializada e o risco econômico é alto. Agora com a saída da Ford como ficarão muitas famílias que dependem de toda a cadeia produtiva que existia na região? Com isso acreditamos que haverá um crescimento ainda maior de empreendedores na região, porém, existem milhares de negócios que já nascem mortos pois a população já não consome como antes, então, todos devem ficar atentos e acompanhar o movimento das Startups pelo mundo. Ao contrário que muitos pensam, Startups não são empresas pequenas que fazem aplicativos. Existem empresas gigantescas fazendo soluções fantásticas em praticamente todos os mercados. Então, o ITESCS acredita que a região do Grande ABC precisa, e muito, de muitas iniciativas de inovação e Startups para trazer para nossa região mais oportunidades e conseguir, de certa forma, absorver e reter os diversos talentos que produzimos na região. Afinal, temos universidades ótimas, região geográfica relativamente pequena e qualidade de vida razoável.

“Eu faço as pessoas usarem inovação e tecnologia como ferramentas para melhorarem suas vidas”

Planejamento e criatividade me resumem! Inovação e tecnologia me movem!
Há mais de 10 anos que atuo no mercado de automação predial, segurança eletrônica e facilities.

Sou apaixonado por Empreendedorismo, marketing e inovação e faço palestras e workshops nestas áreas pois acredito que difundindo esses conhecimentos posso impactar pessoas e mudar o mundo

https://www.linkedin.com/in/luizlopesschimitd/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *