Cuidado com as segundas e sextas-feiras!

Por Fabio Cometti

Será que a sua equipe está produzindo só em 3 dias da semana?

Em vendas, é preciso tomar muito cuidado com as segundas-feiras e as sextas-feiras!

Quem nunca disse ou ouviu de alguém próximo: “Segunda-feira é o pior da semana!” ou “Sexta-feira é o melhor dia da semana!”?

Uma equipe de vendas que acredita nisso, pode não produzir o necessário nesses dois dias!

Se o gestor não estiver atento a isso, as segundas-feiras podem ser improdutivas por conta do sentimento da equipe de que o dia por si só já é negativo, geralmente a equipe perde o ânimo nesse dia, já chega com ritmo desacelerado para trabalhar.

O mesmo ocorre nas sextas-feiras, o sentimento pode ser tão positivo, que a improdutividade se dá por conta de um relaxamento da equipe, geralmente a equipe fica excessivamente empolgada, muitas vezes planejando o que fará no final de semana, conversando com amigos, passando mais tempo nas redes sociais do que efetivamente buscando negócios.

Vale nessas datas elaborar ações como estabelecer metas de ligações, metas de visitas, criar campanhas com gatilhos, gerar algumas premiações, etc.

Enfim, vale tudo, menos o gestor também cair nessa!

Exemplo: Em um mês com 4 semanas cheias (20 dias úteis), perder a produtividade de parte de 8 dias, pode representar até 40% de perda da capacidade de faturamento da sua equipe.

Vale a reflexão.

Bons Negócios e Pra Cima Deles!

 

Por Fabio Cometti

Especialista em Formação de Carteiras de Clientes, Gestão de Equipes e Estratégias Comerciais,
Diretor Comercial do Grupo Cybershop
linkedin.com/in/fabiocometti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *