Branding: qual é a sua marca?

Por Ivone Rocha

Você já parou para pensar em como se apresenta em suas redes? Qual (ou como) é o melhor de você? Imaginando um grupo de carinhas de emojis, uma com a linha do sorriso para baixo, outra para cima, outra reta, qual seria a que mais corresponde ao que você é? Você se apresenta aos seus grupos, de fato, como você é? Imagine uma multidão, você estaria ali no meio ou fora dela? E em se tratando de estilo visual, qual é o seu perfil?

Tudo isso para dizer que você é uma marca, assim como as empresas e seus produtos. As marcas corporativas estão cada vez mais se humanizando, porque elas querem conversar com todas as pessoas que as seguem, que as representam. Isso ocorre, pela relevância da comunicação para todos os tipos de marcas. Tal valorização ocorre em função das novas mídias, como a internet, que vem revolucionando a maneira como as pessoas e as empresas se relacionam. Daí o destaque que todos estão dando ao branding.

A partir da definição da Rock Content, branding é um conjunto de conceitos, que envolve ações, planos e estratégias, cujo objetivo central é a consolidação de uma determinada marca num amplo mercado. Para atingir esse objetivo, são necessárias práticas de fortalecimento da marca para que a percepção dos consumidores (diretos ou indiretos) seja a mais positiva possível e em qualquer situação.

Para avaliar a nossa marca, vamos nos imaginar diante de um universo delas, como McDonald’s, Fox, Volkswagem, Pepsi, NBC, Toyota, Facebook, Google, entre outras marcas. Reflitamos, então, o que é cada uma delas? No que elas acreditam? O que elas defendem? Qual a razão de serem de tal forma? O que representam aos seus públicos? O que querem representar? As respostas a essas perguntas vão compor um conjunto de significados que darão sentido ao que a marca é, seja no seu interior, no seu comportamento, na impressão que os outros têm dela e também no seu visual.

Para isso tudo é preciso que haja um bom branding, ou seja, uma eficiente gestão de marca. O ideal é começar com foco na melhoria da percepção do público, por meio de uma comunicação coerente a objetivos, visão, valores, missão e história da marca. Além disso, é imprescindível ter um visual alinhado à comunicação e uma identidade fortalecida na perspectiva desse público.

Comece definindo o que você pretende. Em outras palavras, pergunte-se “o que eu quero ser?”. A partir daí, desenvolva estratégias voltadas à comunicação e ao marketing. Para isso, olhando para esse público e conhecendo-o, defina sua linguagem, sua mensagem, discurso, retórica, formas de abordagem, seu visual, incluindo o logo, suas cores, desenhos, formas, conteúdo, ferramentas e construa sua persona.

As ferramentas do marketing digital são muitas. Ficaria dias e noites descrevendo. Então, vamos listar as principais. A primeira é o buzz marketing, que é quando você provoca “alvoroço” com sua mensagem, quando ela se propaga bastante, é o boca a boca, que pode ser provocado ou espontâneo. Depois, lembremos do inbound marketing, uma estratégia de envolvimento do cliente para despertar a motivação, enxergar o problema, ver a qualidade e o potencial no resultado e imaginar a marca lá na frente. O branded content trabalha a marca a partir de seus valores e disseminada pelo consumidor. O marketing de conteúdo, em uma definição rápida, está voltado à venda da marca a partir de informações relevantes e de valor para o público.

Quando falamos em branding, não podemos deixar de lado os negócios, os quais se relacionam ao brand equity e ao brand awareness. O primeiro refere-se ao valor intangível de determinada marca, sempre na perspectiva de seus consumidores. “É aquilo que uma marca possui, de tangível e intangível, e que contribui para o crescimento sustentado de seus lucros. É a somatória dos valores e atributos das marcas, que devem se transformar em lucros para os seus proprietários e acionistas” (MARTINS, 2006, p. 193). Isso significa que o brand equity compreende um conjunto de ativos e passivos relacionados a determinada marca, assim como a seu nome e seu logo e o que representam. Quando o nome ou seu logo são modificados, seus ativos também podem ser afetados e perdidos, como explica David A. Aaker, professor de marketing da Haas School of Business em Berkeley – CA. Kotler define brand equity como “um importante ativo intangível que representa valor psicológico e financeiro para a empresa (2006, p. 270).

O brand awareness representa a percepção que o público tem da marca. Conforme explica Werner A. Görlich, no site Administradores (2015), é um termo que identifica a maneira como clientes potenciais percebem determinadas marcas. E sempre está associado a um produto dessa marca. A importância do brand awareness se justifica porque serve para analisar como cada empresa ou marca se associa aos produtos ou serviços que oferece.

Diante de tudo isso que foi colocado aqui, tente responder à pergunta: qual é, de fato, a sua marca? Esse é um dos temas dos cursos do De Olho na Rede, um programa de cursos livres oferecidos por profissionais que mesclam a atuação no meio acadêmico e corporativo.

 

Por Ivone Rocha

https://www.linkedin.com/in/ivonerocha/

Consultora de negócios eletrônicos e pedagógica, professora universitária de cursos de comunicação, marketing e negócios, mestre em políticas públicas, MBA em Tecnologia da Informação e e-Business com formação em jornalismo. É gestora e professora do programa de cursos De Olho na Rede (Facebook.com/deolhonaredecurso)

 

REFERÊNCIAS

GABRIEL, Lucas. Branding: Como fazer uma incrível gestão de marcas. Rock Content, de 20/dez/2018. Disponível em : https://rockcontent.com/blog/branding/. Acesso em 15/fev/2019
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MARTINS, José Roberto. Brandind, um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. Global Branding, 2006, 3ª ed. Disponível em: http://www.globalbrands.com.br/artigos-pdf/livro-branding-omanual-para-voce-criar-gerenciar-e-%20avaliar-marcas.pdf. Acesso em 15/fev/2019

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