Blockchain e as Vendas

Por Marcel Spadoto

Você já ouviu falar em Blockchain? Creio que sim! Você tem ideia dos impactos que ela vai causar nas nossas relações e comportamentos, especialmente no tocante as vendas? Muito possível que não, então esse artigo, talvez, possa trazer um pouco de luz para o relevante e importante movimento disruptivo que está em andamento!

A blockchain é uma tecnologia de altíssima segurança, com controle totalmente descentralizado. Surgiu em 2008 e permitiu a criação e controle das criptomoedas, por exemplo. A brockchain é uma espécie de livro caixa, que registra a transação em vários computadores, uma após a outra, em blocos que se juntam e não podem ser mudados, pois teria um impacto em todos, criando um ambiente transparente e seguro. Imagine uma informação que está presente em várias bibliotecas por todo o mundo, para essa informação não existir mais, precisaria ser apagada em todas essas bibliotecas, o que daria um trabalho muito grande, se tornando impossível de realizar.

O sistema formado por uma cadeia de blocos, por uma série de nós, as transações e informações estariam em vários deles, com forte criptografia por um lado e podendo ser vista e ser auditada por outro.

Imagem relacionada

Imagine que você posta no seu perfil profissional no LinkedIn que trabalhou por 10 anos em uma grande empresa e fez um MBA em uma renomada universidade americana, hoje é só abrir o aplicativo e digitar, no futuro a informação será checada e validada pela empresa, pela universidade e outros que possuem acesso a esse dado.

Cabe um aprofundamento para conhecer de forma mais abrangente tudo que envolve a tecnologia, sua aplicação e principalmente o impacto que vai causar em todo o sistema. A tecnologia vai mudar a forma de fazer negócios, os intermediários vão diminuir, pois a própria dinâmica do sistema vai dar a segurança e agilidade necessárias.

Imagine o impacto nos cartórios, bancos, despachantes, governos etc. Estamos diante de um momento altamente disruptivo. Sem falar sobre como tudo isso vai mudar o emprego, sistemas de remuneração e fontes de financiamentos.

As criptomoedas são uma pequena aplicação da tecnologia blockchain, mas é o fator que mais chama atenção atualmente, pois isso vai mudar muito o ambiente que estamos acostumados a enxergar e conviver.

Como os grandes bancos vêem a blockchain? De forma geral tem uma boa relação com a tecnologia, por exemplo, o JP Morgan, tem um projeto em andamento para viabilizar a implementação da tecnologia para os seus processos. Outros bancos, gigantescos, pelo mundo estão pensando e fazendo da mesma forma. No Brasil, os nossos grandes bancos criaram grupos de trabalho para estudar e viabilizar formas de colaboração para implantar e integrar a tecnologia em alguns dos seus serviços financeiros.

Qual a visão do Governo do Brasil sobre o tema? O Banco Central brasileiro aprecia a ideia da blockchain, publicou um estudo que mostra que poderá a vir substituir o sistema atual de transferências interbancárias por uma plataforma baseada em blockchain, caso a plataforma atual dê mostras que possa ter um colapso.

E no mundo das vendas, quais serão os impactos que podemos esperar, como a blockchain pode colaborar para deixar o ambiente de negócios mais seguro e mais transparente?

Resultado de imagem para Smart Contracts

Um ponto que podemos elencar são os Smart Contracts, que são esses contratos inteligentes? São contratos firmados entre duas partes, tal qual realizamos normalmente hoje em dia, mas eles serão digitais, não podendo ser adulterados ou perdidos, também serão auto executáveis, com isso as suas clausulas serão executadas e realizadas automaticamente, de acordo com os parâmetros que colocamos. Imagine uma planilha excel que na coluna C e linha 1, colocamos que ali (naquela célula) é o somatório dos valores colocados na coluna A e linha 1, e coluna B e linha 1, ao digitar os valores nas células A1 e B1, o programa vai executar a operação automaticamente.

A redução de processos, tempo e pessoas envolvidas serão monstruosas, sem contar com o aumento exponencial de segurança, evitando fraudes, erros e retrabalhos.

Outra questão que terá muito impacto no processo de vendas com um todo, será a rastreabilidade de todas as informações envolvidas, sejam elas do próprio processo de vendas e do produto em si, um exemplo de menos de 2 anos que podemos fornecer: a primeira exportação agrícola usando a tecnologia blockchain, foi a venda de uma carga de soja que saiu dos Estados Unidos para a China, foi totalmente rastreada, controlada pela tecnologia blockchain, podendo saber onde foi plantada, quando foi plantada, quando foi colhida, que defensivos agrícolas foram usados, por onde a carga passou, onde foi armazenadas e quanto tempo ficou armazenada, qual a temperatura que foi exposta etc.

A integração futura entre os softwares de CRM, SFA, ERP, Mídias Sociais etc, vão nos dar mais subsídios para tomarmos mais decisões acertadas sobre o rumo dos nossos negócios.

Bons estudos sobre o tema!

Bons negócios!

Marcel Spadoto
Consultor, mentor, palestrante e especialista em pessoas, vendas, gestão e networking. Diretor da iBluezone e Spadoto Consultoria
linkedin.com/in/spadoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *