As principais tecnologias para controle de acesso e segurança do condomínio residencial

Ter um sistema de controle de acesso é primordial para garantir a segurança de um condomínio. Quando gestores, funcionários e moradores têm conhecimento e controle sobre o que acontece dentro e fora dos limites do condomínio, o risco de ocorrerem situações que ameacem a integridade do patrimônio e principalmente dos moradores cai drasticamente.

No dia a dia de um condomínio residencial, muitas pessoas circulam pelas áreas comuns, desde moradores e visitantes até entregadores de delivery e prestadores de serviço de reparo, então é imprescindível ter meios para gerenciar toda essa movimentação, evitando situações indesejadas. Nós, da Intelbras, somos especialistas em soluções para condomínios e entendemos sua necessidade como ninguém, por isso, nossos dispositivos para controle de acesso condominial usam tecnologia avançada e funções inovadoras, gerando muito mais segurança, praticidade e conforto.

Conheça a seguir nossas principais soluções para controle de acesso em condomínios:

Sistema de controle de acessos para condomínios

intelbras - sca 1000 - controle de acesso
Os sistemas de controle de acessos para condomínios realizam o registro e o gerenciamento detalhado de todo o fluxo de pessoas e veículos por meio do uso de dispositivos de identificação de alta tecnologia, seja por senha, leitores de chaveiro (tag), controle remoto ou impressão digital. Toda movimentação fica registrada. É possível identificar, por exemplo:

  • Qual morador acessou o condomínio;
  • Quem liberou o acesso por meio de qual entrada;
  • Método de verificação utilizado;
  • Horário do ocorrido;
  • Obter imagens desses eventos usando câmeras integradas ao sistema;
  • Conceder acessos específicos aos prestadores de serviço do condomínio.

O sistema permite ainda o cadastro detalhado dos moradores com fotos, placas de veículos, históricos de acesso e outras informações, facilitando a identificação dos moradores por parte do funcionário da portaria do condomínio ou pela empresa de monitoramento.

Tipos de acessos para condomínios

Graça às tecnologias, o acesso ao condomínio pode ser feito de diversas maneiras. Confira os principais tipos de acesso:

Acesso de pedestres

intelbras - tipos de controle de acesso

Os acessos de pedestres podem ser realizados por meio de vários métodos de detecção, como senhas, chaveiros de aproximação ou impressão digital, de acordo com as necessidades do condomínio.

Além de proporcionar um acesso rápido e protegido, o sistema também possibilita a liberação aos prestadores de serviço a determinada área em dias e horários específicos, ou restrição às áreas comuns do condomínio (como piscina, salão de festa e academia) para moradores com alguma inadimplência, por exemplo.

Acesso de veículos

intelbras - adesivo controle de acesso

Além de investir em sistemas de controle de acesso de pedestres, para aumentar a segurança do condomínio é necessário garantir a proteção do acesso de veículos. Pensando nisso, existem algumas opções para que esse tipo de controle seja feito de maneira prática e sem riscos. É possível apenas colar um discreto adesivo no para-brisa do automóvel, que o portão se abre automaticamente quando o veículo do morador se aproxima da garagem.

intelbras - controle remoto - controle de acesso

O morador pode optar também por realizar a abertura do portão através de um controle remoto, que possui tecnologia anticlonagem. Existem dispositivos no mercado conhecidos como “chupa-cabras”, feitos para “clonar” controles remotos. Com esses “chupa-cabras”, uma pessoa mal-intencionada pode copiar o equipamento de alguém que esteja acessando a garagem, bastando que esteja próxima do portão, e pode mais tarde invadir o condomínio. Diferentemente da maioria dos controles remotos para portão disponíveis no mercado, o XTR 1000 da Intelbras é imune a tentativas de clonagem graças ao seu projeto diferenciado.

Função Pânico

intelbras - função panico - controle de acesso

O sistema de controle de acessos conta com a função Pânico, tanto no acesso veicular, quanto no de pedestres. No caso de o criminoso coagir o morador na tentativa de entrar no condomínio pelo portão de pedestres, o sistema permite que o usuário envie um sinal de socorro de maneira silenciosa para o porteiro na guarita ou para a empresa de monitoramento, sem que o malfeitor perceba a ação. O usuário pode cadastrar uma senha de pânico para digitar no lugar de sua senha de acesso padrão, ou cadastrar um dedo de pânico no caso do leitor de impressão digital, dessa maneira, o simples fato de a pessoa usar o dedo de pânico em vez do dedo usado nos acessos normais, emitirá o pedido de socorro. O controle remoto XTR 1000 da Intelbras também conta com essa função que pode ser acionada já na garagem.

SCA 1000, o sistema de controle de acesso para condomínios da Intelbras, conta com todas essas características. Para mais informações desse sistema, assista este vídeo.

Sistema de vídeo para condomínios

Nesse sistema, o porteiro de vídeo externo e o terminal de vídeo que fica dentro do apartamento contam com um design moderno e teclas touch screen.

intelbras - sistema de video porteiro - controle de acesso

Chamadas e muito mais…

Além de permitir chamadas de vídeo com qualidade de som e imagem digital entre apartamento e porteiro de vídeo (rua), o sistema também possibilita chamadas de áudio entre os apartamentos do condomínio e ainda oferece uma série de funções essenciais para o morador do condomínio. Um exemplo é que um visitante pode deixar mensagem de vídeo quando tenta estabelecer contato com o apartamento e não é atendido. Assim que o usuário acessa seu terminal, ele é notificado sobre a mensagem e pode assisti-la a hora que quiser. Caso a visita opte por não realizar uma gravação, ainda é possível ver a pessoa que realizou a chamada, já que o porteiro de vídeo tira fotos automaticamente, caso ela chame o apartamento por determinado período de tempo.

Atendimento remoto

O sistema permite que o morador possa atender suas visitas pelo celular de onde estiver. O SVIP 1000 da Intelbras permite chamadas de vídeo entre o porteiro de vídeo e o smartphone do morador, possibilitando também que abra o portão com um simples toque na tela.

Monitoramento das câmeras sem sair do apartamento

intelbras - svip 1000 - controle de acesso

É possível acessar as imagens das câmeras do condomínio a qualquer hora através do terminal de vídeo. Essa é uma ferramenta muito útil tanto para verificar a movimentação ao redor do condomínio, quanto, por exemplo, para monitorar seus filhos brincando no parquinho.

Para mais informações do sistema SVIP 1000, assista este vídeo.

Central de portaria para condomínios

intelbras - central de portaria - controle de acesso

É o sistema mais simples e econômico, porém, bastante eficiente. Possibilita que o apartamento se comunique com a portaria ou com o porteiro eletrônico (rua) e abra o portão, se desejar, através do próprio interfone.

As centrais de portaria da Intelbras permitem também a conversação entre apartamentos sem custo algum e contam com a função Pânico, para alertar todos os apartamentos em caso de emergência.

Esse sistema pode ainda ser integrado ao sistema de controle de acessos para condomínios (SCA 1000), dessa maneira, todos os acessos liberados pelo interfone são registrados e armazenados com informações detalhadas.

 

Fonte: Intelbras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *