A importância do controle de acesso na gestão do condomínio

Antes, morar em condomínios, principalmente nos andares mais altos, era sinônimo de segurança. Hoje, é fácil ouvir histórias de assaltos bem planejados que invadem dezenas de apartamentos de uma só vez. Como se proteger dessas invasões?

O controle de acesso, em geral, não faz parte de uma gestão de condomínio mais tradicional. Ainda é comum a “cultura da boa vizinhança” em que, mesmo sem questionar, os moradores permitem a entrada de um desconhecido. Apesar de ser errado, a gestão do condomínio precisa de empatia para conscientizar que o ato de não permitir a passagem de estranhos, mesmo que se apresentem como moradores ou visitantes, trata-se muito mais de uma medida de segurança do que educação.

Gestão de condomínio: como otimizar o controle de acesso?

O que deve ser feito é aumentar a segurança com transição para tecnologias que tragam mais bem-estar para todos. Pode parecer difícil, mas é preciso fazer com que haja mudanças no comportamento e nos equipamentos do prédio. Porém, não precisa ser radical. Adquirir novas tecnologias e promover um período de transição pode servir não somente para aumentar a segurança por meio de ferramentas, mas também para a conscientização de todos.

Antigamente, os assaltos mais comuns aconteciam em bancos, joalherias e estabelecimentos comerciais. No entanto, cada um desses segmentos aprimorou seus sistemas de segurança e profissionais de apoio. Com isso, passou-se a mirar cada vez mais nos condomínios.

Resumidamente, para que haja uma gestão de condomínio tranquila em relação ao controle de acesso, é preciso que existam: registros de quem entra e sai, cadastro de todas pessoas, sejam pedestres ou veículos, e integração com outros sistemas. Como o próprio nome diz, a gestão de condomínio precisa estar no comando do que está ocorrendo dentro das suas dependências.

Qual o melhor sistema para controle de acesso?

Basta pensar que em muitos prédios não há nenhuma burocracia ou, pior, se o porteiro é feito de vítima, os assaltantes tomam controle do condomínio inteiro por determinado período. Com a Intelbras, o controle de acesso eficiente em prédios pode ser realizado por meio do Sistema de Controle de Acessos (SCA 1000), projetado justamente para fornecer informações sobre quem acessou as portas de entradas, garagem ou áreas especiais. O SCA 1000 utiliza uma tecnologia de Identificação por Radiofrequência, ou Radio-Frequency IDentification (RFID).

O RFID também pode ser encontrado nos sistemas que validam o bilhete dos transportes públicos, como ônibus e metrô, o que acontece por meio da leitura e transferência do sinal ao leitor. Depois disso, o leitor realiza a conversão das informações que deverão ser transmitidas para a tecnologia. Com isso, é possível contar com equipamentos que absorvam e interpretem as informações.

Para o controle de pedestres, o SCA registra o acesso da entrada da portaria e áreas do condomínio, com data e horário, além de possuir um sistema que envia dados diferenciados a cada acesso e impede clonagem. Em geral, há três tipos de tecnologias que podem ser adotadas pela gestão do condomínio: chaveiros (tags), senha eletrônica e biometria. Cabe ao síndico identificar o melhor sistema com base no perfil do seu condomínio. Por exemplo, em um condomínio onde há um grande número de idosos, o ideal é que exista uma alternativa além da biometria, pois pode ocorrer do leitor não reconhecer a digital, devido a perda da impressão digital que acontece naturalmente ao longo dos anos.

gestao do condomino - controle de acesso

Para o controle de veículos, o acesso pode ser feito por tag com abertura automática do portão ou por controle remoto, que possui um sistema anticlonagem.

gestao do condomino - tag no carro

Existem ainda outras vantagens e componentes dentro do SCA 1000 para otimizar o controle de acesso e que exploraremos mais adiante. Por hora, é fundamental destacar um dos maiores diferenciais: integração com outros sistemas que existem nos condomínios, como câmeras e alarmes. Assim, a gestão de condomínio irá prezar pelo bem-estar das pessoas ao compartilhar e disseminar valores e, o mais importante, garantir a segurança de todos.

 

Fonte: Intelbras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *